Itabuna prepara conferências para debater questões sociais

Comissão organizadora ultima preparativos
Ascom

 

A comunidade itabunense está sendo convocada a debater, avaliar e apresentar idéias na IX Conferência Municipal de Assistência Social e na II Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial. Os eventos acontecem no mês de julho e vão discutir em linhas gerais a gestão e o financiamento na efetivação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e a democracia e o desenvolvimento sem racismo: por um Brasil afirmativo.

A II Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial está sendo organizada pela Secretaria de Assistência Social em parceria com organizações da sociedade civil e acontecerá nos dias 17 e 18 de julho no auditório da Faculdade de Tecnologia e Ciências - FTC. No primeiro dia a programação vai das 19 às 22 horas e no segundo das 8 às 17h30min. O debate municipal é preparatório para as etapas estadual, que acontece no mês de agosto, e nacional em novembro.

Durante a Conferência serão discutidos temas como as Estratégias para o desenvolvimento e o enfrentamento ao racismo: Políticas de igualdade racial no Brasil: avanços e desafios; Arranjos institucionais para assegurar a sustentabilidade das políticas de igualdade racial, a participação política e o controle social.

Já estão confirmados como palestrantes, o militante do movimento negro em Salvador Hamilton Gomes; a professora do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC Rachel de Oliveira, e o secretário- executivo do Conselho Nacional de Promoção da Igualdade, Pedro Sérgio da Silva. Mais de 300 participantes são esperados para a conferência.

Preparação para Conferência de Assistência Social - Na tarde de quinta-feira, 27, a comissão organizadora da IX Conferência Municipal de Assistência Social traçou detalhes para o evento que será realizado nos dias 31 de julho, das 19 às 22 horas, e 1° de agosto, das 8 às 17h30min, no Centro de Cultura Adonias Filho. A Comissão estima que mais de 500 pessoas participarão do evento, que tem como meta conferir as propostas geradas nas Conferências de 2005 a 2012 e verificar pendências.

A Conferência é promovida pelo Conselho Municipal de Assistência Social em parceria com a Secretaria da Assistência Social. Os eixos temáticos para elaboração de propostas são o co-financiamento obrigatório da Assistência Social; a gestão do SUAS: vigilância sócio-assistencial, processos de planejamento, monitoramento e avaliação; gestão do trabalho, dos serviços, programas, projetos e dos benefícios no SUAS; e regionalização.